Semana do Meio Ambiente: A importância da moda sustentável

Você sabia que a Semana Nacional do Meio Ambiente é comemorada na primeira semana do mês de junho? Pois é, a data foi criada no Brasil através de um decreto no dia 27 de maio de 1981, e tem como principal objetivo ressaltar a importância da conscientização para a preservação do Meio Ambiente.

Data que é marcada principalmente para aqueles que lutam para fazer a diferença e incentivar a melhora em alguns setores poluentes como é o da moda. Segundo dados da ONU Meio Ambiente coletados pela revista Valor Econômico, a indústria da moda, está avaliada em cerca de US$ 2,4 trilhões e emprega mais de 75 milhões de pessoas ao redor do mundo. Mas um dado alarmante é que se perde cerca de US$ 500 bilhões ao ano com o descarte de roupas que vão direto para aterros e lixões e sequer são recicladas.

Mas uma palavra surgiu para reverter esse cenário: a Sustentabilidade. A moda sustentável prioriza o respeito aos recursos naturais, aos animais e à sociedade em todas etapas de produção, além de incentivar ao consumo consciente. Pensando nisso a marca têxtil FICALINDA, decidiu inovar no mercado de produção no Interior Paulista a fim de criar práticas menos poluentes, e minimizar o impacto ambiental ao longo da jornada de produção de uma peça de roupa.

Aderindo a essa tendência, as peças FICALINDA são produzidas com tecido biodegradável, fabricadas com fio AMNI SOUL ECO, o primeiro fio de Nylon 6.6 biodegradável do mundo. Com essa inovação, a indústria garante boas práticas ambientais ao longo da cadeia produtiva, ausência de toxidade para a pele e para o meio ambiente. Além disso, por se tratarem de peças biodegradáveis, elas demoram menos em média 3 anos para se decompor se descartado em aterro sanitário, se comparadas aos demais tecidos demoram de 15 a 20 anos.

É claro que a Semana Nacional do Meio Ambiente reforça sobre a conscientização neste período, mas precisamos pensar que os cuidados com a preservação podem ser feitos em todos os dias. E nada melhor do que se vestir bem e ainda cuidar da natureza não é mesmo? Por isso já dizia Sivaldo Filho “Semear ideias ecológicas e plantar sustentabilidade é ter a garantia de colhermos um futuro fértil e consciente.”

As peças com tecido biodegradáveis FICALINDA estão disponíveis no site: www.ficalinda.com.br.

Instagram: @fica_linda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.